terça-feira, 30 de outubro de 2007

Fainting goats


A fainting goat is a breed of domestic goat whose external muscles freeze for roughly 10 seconds when the goat is startled. Though painless, this generally results in the animal collapsing on its side. The characteristic is caused by a hereditary genetic disorder called myotonia congenita. When startled, younger goats will stiffen and fall over. Older goats learn to spread their legs or lean against something when started, and often they continue to run about in an awkward, stiff-legged shuffle.
Slightly smaller than standard breeds of goat, fainting goats are generally 43 to 64 cm (17 to 25 inches) tall and can weigh anywhere from 27 to 75 kg (50 to 165 pounds). They have large, prominent eyes in high sockets, and exist in as many colors as standard breeds do. Hair can be short or long, with certain individuals producing a great deal of cashmere during colder months. There appears to be no angora strain of the fainting goat.
The origin of the fainting goat is peculiar. The goats appear to have arrived in Marshall County, Tennessee in the early 1800s, courtesy of a reclusive farm worker named Jon Tinsley who was most likely from Nova Scotia. Before he left the area, he sold his goats — three does and a buck — to Dr. H.H. Mayberry, who bred them.
Fainting Goats have many other names, including Tennessee (Meat) Goats, Nervous Goats, Stiff-leg Goats, Wooden-leg Goats, and Tennessee Scare Goats.

in Wikipédia

IDM

"Intelligent Dance Music" (mais conhecida por IDM) é um género da electrónica derivado da música de dança dos anos 80 até princípios dos anos 90 que utiliza sons "estranhos" e pouco comuns, desafia a convenção rítmica e é mais difícil de se dançar que as outras formas de Tecno.

História:

Em 1992, a Warp Records lançou "Artificial Intelligence", o primeiro álbum da série "Artificial Intelligence". O disco era uma colecção de faixas de vários artistas como os Autechre, B12, The Black Dog, Aphex Twin e The Orb sob vários pseudónimos. Estes artistas, de entre outros, eventualmente tornar-se-iam nos principais tópicos de conversa na Lista de IDM, fundada em Agosto de 1993.
O programa de partilha de ficheiros chamado Soulseek, desenvolvido então através da comunidade IDM, servia para dar a conhecer a música e os contactos de cada banda/artista a um público mais vasto.

De muitas bandas existentes, estas são as mais conhecidas:
Letfield; Boards of Canada; Teenage Bad Girl; Khonnor; Venetian Snares; Matmos; Amon Tobin e Pan Sonic.

Teenage Bad Girl - Beel



Fonte: Wikipedia e Last Fm

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A framboesa


A framboesa (Rubus idaeus) possui um sabor suave e adocicado e é utilizada para diversas finalidades.


Diferentemente da amora(Rubus sp), fruto com o qual é habitualmente confundida, a framboesa possui seu fruto oco e, além disso, seu cultivo é mais delicado. É necessário que a planta seja submetida a pelo menos 700 horas por ano a temperatura inferior a 7 ºC.

A framboesa, por possuir grande capacidade de propagação, a cada três ou quatro anos, as touceiras precisam ser desmanchadas e as mudas transplantadas em outro local, para que a concorrência entre os ramos não afete a produção. Os frutos começam a aparecer um ano e meio após as mudas serem levadas para o local definitivo.


Após a época de frutificação, deve-se fazer o desbaste das plantas, retirando-se todos os galhos que produziram. O desponte (poda verde) deve ser feito quando as plantas atingirem entre 1,10 m e 1,20 m de altura.

A framboesa também se caracteriza por ser um pouco mais rasteira que a amora. Mesmo assim, não se recomenda a formação de parreiras, já que ela só produz nas extremidades do ramo. Deixá-la crescer no canteiro, desde que obedecidas as indicações de poda e desbaste, é a melhor solução para se obterem mais frutos. Outra recomendação importante para manter regular a produção é não deixar mais de 5 a 7 hastes por planta. Desse modo, conseguem-se frutos de maior tamanho.

Se o pH do solo estiver em torno de 5,0 a 5,5, não é necessário o uso de calcário. Abaixo disso, aplica-se o produto para corrigir sua acidez. Solos férteis também dispensam adubação química. Já para os mais fracos, recomenda-se o uso de 25 gramas de adubo à base de 10-20-10 (NPK), para cada metro quadrado de área plantada.

Valor nutricional:


Cada 100 gramas de framboesa (Rubus idaeus) contém:
Calorias - 57 kcal
Proteínas - 1 g
Gorduras - 0,2 g
Vitamina A - 130 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 25 mcg
Vitamina B5 (Niacina) - 0,45 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 28 mg
Cálcio - 35 mg
Fósforo - 30 mg
Ferro - 1,5 mg


in
Wikipédia
Foto: Vitor Freire (Beirabaga)

sábado, 20 de outubro de 2007

O Panteão Nacional


O Panteão Nacional de Portugal situa-se na freguesia de São Vicente de Fora, em Lisboa, na Igreja de Santa Engrácia.

O actual edifício está no local onde já tinha sido erigida uma igreja em 1568, por ordem da Infanta D. Maria, filha de D. Manuel I, por ocasião da criação da antiga freguesia de Santa Engrácia.



A igreja original foi constantemente alvo de modificações e alterações, de tal modo que hoje nada resta dela. A versão original foi vítima de um temporal, em 1681. A primeira pedra do novo edifício barroco, lançada em 1682, marcou o início de uma saga de 284 anos. As obras mantiveram-se durante tanto tempo que se deu azo à expressão popular "obras de Santa Engrácia" para designar algo que nunca mais acaba. A igreja só foi terminada em 1966.

O templo passou a ter a função de Panteão a partir de 1916.

O interior está pavimentado com mármore colorido e coroado por um zimbório gigante.

Entre as personagens ilustres que aí estão sepultadas, encontramos sobretudo presidentes da República e escritores. As excepções são designadamente a fadista Amália Rodrigues, cujos restos mortais foram transladados depois de se alterarem as disposições legais que apenas permitiam a trasladação para o panteão nacional quatro anos após a morte, e Humberto Delgado.

As personalidades sepultadas são:

Almeida Garrett, escritor (1799-1854)
João de Deus, escritor (1830-1896)
Manuel de Arriaga, presidente da República (1840-1917)
Teófilo Braga, presidente da República (1843-1924)
Guerra Junqueiro, escritor (1850-1923)
Óscar Carmona, presidente da República (1869-1951)
Sidónio Pais, presidente da República (1872-1918)
Aquilino Ribeiro, escritor (1885-1963)
Humberto Delgado, personalidade da luta contra o fascismo em Portugal (1906-1965)
Amália Rodrigues, fadista (1920-1999)

Para além dos túmulos das personalidades referidas, o Panteão abriga também os cenotáfios de heróis da História de Portugal, tais como Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque e Luís de Camões.

Em 19 de Setembro de 2007 o escritor Aquilino Ribeiro foi a décima pessoa a ser sepultada no Panteão, apesar da contestação de alguns grupos que acusam o escritor de terrorista por alegado envolvimento no regicídio.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

M33

É o maior buraco negro descoberto até hoje, mas o M33, como lhe chamaram os astrofísicos, não se fica por aí em matéria de recordes. Este é também o primeiro objecto no seu género descoberto noutra galáxia, que não a Via Láctea, e o primeiro inserido num sistema binário. Ou seja, está associado a uma estrela de proporções gigantescas, que tem 70 vezes a massa do Sol.





Fonte: DN on-line; Chandra X - Ray Observatory

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A lieratura e a paz homenageadas

Doris Lessing ganhou o prémio Nobel da literatura e Al Gore ganhou o prémio Nobel da paz.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Contra 2 factos, 1 argumento

1 - Não consegui carregar nenhum vídeo para o festival de Micro Filmes de Lisboa.
2 - Ambos os filmes tinham menos de 100 MB.

Argumento:
Eu fiz tudo bem, perdi tempo a converter ficheiros em AVI e a cortar frames e para não ultrapassar os 100 MB. Não resultou! Restam-me, por isso, duas razões, para o insucesso dos uploads. Uma delas poderá ter a ver com a minha ligação à internet, o que acho pouco provável, pois tenho 10 MB de velocidade de download e 30KB de velocidade de upload. Isto são valores muito bons. A não ser isto, será então por causa da merda da página do SAPO! E eu acho que é a merda da página do SAPO!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Tanto amor desperdiçado

O Rei de Navarra acompanhado por três jovens príncipes faz o juramento de se dedicar exclusivamente ao estudo durante três anos: pouco sono, pouca comida e nenhum contacto com o sexo feminino é o contrato que os une. A Princesa de França, acompanhada por jovens damas da sua Corte, vem negociar em nome do seu pai, Rei de França, o domínio da Aquitânia, perturbando para sempre este cenário. Os quatro homens apaixonam-se secretamente pelas quatro mulheres mas são obrigados a esconder os seus sentimentos uns dos outros – para não falhar ao juramento combinado. Depois de um encontro onde homens e mulheres se disfarçam, desenham-se os vários pares amorosos mas, no meio da festa, anuncia-se a morte do Rei de França. A Princesa terá de regressar ao seu país e as damas impõem aos seus apaixonados um ano de afastamento, como nova prova de amor. Terá sido desperdiçado todo aquele amor?


Uma das menos conhecidas peças de Shakespeare, na abertura da temporada do Teatro Nacional D. Maria II e até 28 de Outubro. Com encenação de Emmanuel Demarcy-Mota (Prémio Revelação Teatral da crítica francesa), com Aurélie Meriel, Dalila Carmo, Elmano Sancho, Heitor Lourenço, Nuno Gil, Sarah Karbasnikoff, entre outros.Em Novembro, esta co-produção Luso-Francesa (Dona Maria II com La Comédie de Reims), subirá aos palcos de Reims. Um espectáculo falado em duas línguas (Português e Francês), imperdível pelo virtuosismo dos jogos de linguagem, pelo uso não convencional do espaço.

Para quem quiser ler a peça, se bem que em inglês, fica aqui o link:

Tanto amor desperdiçado

O Rei de Navarra acompanhado por três jovens príncipes faz o juramento de se dedicar exclusivamente ao estudo durante três anos: pouco sono, pouca comida e nenhum contacto com o sexo feminino é o contrato que os une. A Princesa de França, acompanhada por jovens damas da sua Corte, vem negociar em nome do seu pai, Rei de França, o domínio da Aquitânia, perturbando para sempre este cenário. Os quatro homens apaixonam-se secretamente pelas quatro mulheres mas são obrigados a esconder os seus sentimentos uns dos outros – para não falhar ao juramento combinado. Depois de um encontro onde homens e mulheres se disfarçam, desenham-se os vários pares amorosos mas, no meio da festa, anuncia-se a morte do Rei de França. A Princesa terá de regressar ao seu país e as damas impõem aos seus apaixonados um ano de afastamento, como nova prova de amor. Terá sido desperdiçado todo aquele amor?

Uma das menos conhecidas peças de Shakespeare, na abertura da temporada do Teatro Nacional D. Maria II e até 28 de Outubro. Com encenação de Emmanuel Demarcy-Mota (Prémio Revelação Teatral da crítica francesa), com Aurélie Meriel, Dalila Carmo, Elmano Sancho, Heitor Lourenço, Nuno Gil, Sarah Karbasnikoff, entre outros. Em Novembro, esta co-produção Luso-Francesa (Dona Maria II com La Comédie de Reims), subirá aos palcos de Reims.
Um espectáculo falado em duas línguas (Português e Francês), imperdível pelo virtuosismo dos jogos de linguagem, pelo uso não convencional do espaço...



http://shakespeare.mit.edu/lll/full.html

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

A super-magistrada

Maria José Morgado é uma magistrada portuguesa que se notabiliza pelo combate à corrupção.
Nasceu em 1951 e licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, tendo ingressado, em 1979, na magistratura do Ministério Público.
De 1979 até Novembro de 2000 exerceu em vários tribunais o cargo de magistrada do Ministério Público.
Em Novembro de 2000 a Agosto de 2002 dirigiu a Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) da Polícia Judiciária.
A partir de Maio de 2006 foi nomeada Procuradora-geral adjunta no Tribunal da Relação de Lisboa.
Nesse mesmo ano foi nomeada pelo Procurador-geral da República Portuguesa para coordenar uma equipa especial que coordenaria os vários processos que estavam sob investigação e referentes ao caso conhecido como Apito Dourado, investigações que foram que concluidas em Julho de 2007.
Em Julho de 2007 é nomeada pelo Procurador Geral da República Portuguesa para coordenar a investigação dos vários processos de alegada corrupção na Câmara Municipal de Lisboa, encontrando-se estes os casos conhecidos como BragaParques ou FeiraPopular.
Provocou celeuma quando invocou interesses estranhos no seu afastamento, em 2002, da Direcção da Polícia Judiciária.

Fonte: Wikipédia

O Super-Juiz

Baltasar Garzón Real (Torres, 26 de outubro de 1955) é um Magistrado-Juiz Central de instrução do tribunal penal de máxima instância na Espanha, a Audiência Nacional. Garzón é conhecido na Espanha como "super-juiz" ou "juiz-estrela" e ficou conhecido mundialmente ao emitir uma ordem de prisão em desfavor do ex-presidente do Chile Augusto Pinochet pela morte e tortura de cidadãos espanhóis, utilizando como base o relatório da Comissão Chilena da Verdade (1990-1991), por ter manifestado o desejo de investigar o ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger pela sua relação com a denominada Operação Condor e por trabalhar num processo de genocídio por parte de diversos militares argentinos aquando do desaparecimento de cidadãos espanhóis durante a ditadura argentina (1976-1983).
Em 2001, solicitou permissão ao Conselho da Europa para processar o Primeiro Ministro italiano Silvio Berlusconi, então membro da Assembléia parlamentar do Conselho. Em dezembro desse mesmo ano, investigou, por suspeitas de lavagem de dinheiro, contas no exterior (off-shore) do conglomerado financeiro BBVA (segundo maior banco da Espanha). Em janeiro de 2003, criticou enfaticamente o governo dos EUA pela detenção ilegal, na base de Guantánamo (Cuba), de suspeitos de pertencerem ao grupo terrorista Al Qaeda. Nesse mesmo ano, participou de campanhas contra a guerra no Iraque. Em Espanha, ainda nos anos 80, atuou em processos contra diversos narcotraficantes, inclusive altos dirigentes das máfias galega, turca e italiana. Comandou investigações sobre lavagem de dinheiro no litoral espanhol (região de Málaga) e falsificação de moeda (derrame de notas de 100 dólares). Foi jurado de morte por diversos traficantes e mafiosos e por isso passou a ser conduzido em carros blindados e a viver com escolta policial. Em 1993, participou da política espanhola, entrando na lista de candidatos à Câmara dos Deputados pelo PSOE. Chegou a comandar o Plano Nacional Anti-Drogas, porém renunciou após um ano de trabalho, queixando-se do excesso de corrupção no governo. Ao retornar à magistratura, deu seguimento às investigações do caso GAL (Grupos Anti-terroristas de Liberação), grupo de extermínio que, conforme ficou comprovado, foi criado durante o primeiro governo do PSOE, ainda nos anos 1980, com a finalidade de assassinar membros e simpatizantes do ETA. Várias autoridades foram condenadas em virtude do caso, inclusive o ex-Ministro do Interior José Barrionuevo. Posteriormente, todos foram indultados no governo de José Maria Aznar. Atuou também contra os terroristas bascos do ETA. Em 2002, conseguiu suspender o funcionamento, por 3 anos, do partido Batasuna, ao demonstrar suas relações com o grupo terrorista. Dessa ação resultou também o fechamento dos jornais Egin e Egunkaria, além da rádio Egin Irratia. Angariou com isso o ódio dos nacionalistas bascos, que consideram que atacou a cultura basca e não o terrorismo.
Dada a extensão de sua atuação, o PSOE e o PP chegaram a planejar uma reforma do judiciário que limitasse as suas atribuições legais.
Em março de 2003, Garzón suspendeu as atividades do Partido Comunista de España Reconstituido (PCE-r), em função de suas atividades ilícitas de apoio ao GRAPO, tais como a "fixação da tática e da estratégia da luta armada, escolha de objetivo, montagem de infra-estrutura, provimento de recursos econômicos, seleção dos responsáveis pelas ações armadas e dos membros dos auto-denominados comandos militares".

Fonte: Wikipédia