sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O cofre do fim dos dias

O "cofre do fim dos dias", situa-se no Pólo Norte e vai guardar todas as variedades conhecidas de lavouras do mundo todo. Enterrado numa montanha nas ilhas de Svalbard, a cerca de 1000 km do Pólo Norte. Com portas a vácuo e detectores de movimento, além dos ursos polares que freqüentam a área, a instalação de cimento é, segundo os patrocinadores do projeto, a construção mais segura deste tipo no mundo. O ministro da Agricultura da Noruega, Terje Riis-Johansen, disse que o cofre será a "Arca de Noé" em Svalbard. O objetivo do cofre é garantir a diversidade de sementes no caso de uma epidemia de doenças em lavouras, guerra nuclear, desastres naturais ou mudanças climáticas, oferecendo ao mundo uma chance de recomeçar o cultivo de lavouras de alimentos que podem estar extintos. Em temperaturas de -18º C, as sementes poderão ser conservadas por centenas e até milhares de anos. Mesmo se todos os sistemas de refrigeração falharem a temperatura na montanha congelada nunca vai subir além do nível de congelamento, explicou Riis-Johansen.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Chiado



O Chiado é um largo em Lisboa e o nome dado à zona circundante, entre o Bairro Alto e a Baixa de Lisboa.

O nome Chiado é muitas vezes usado para designar apenas a Rua Garrett, a principal artéria comercial da zona, que tinha essa designação e que, posteriormente, foi rebaptizada com o nome do escritor e poeta Almeida Garrett. A rua, que desce do Largo do Chiado para a Baixa, é bem conhecida pelas suas lojas, cafés e livrarias. A zona, devastada pelo fogo em 1988, está a ser restaurada gradualmente.

Origens do nome

São muitas as hipóteses para a palavra Chiado, usada desde 1567, uma das mais interessantes refere-se ao chiar das rodas das carroças que subiam as íngremes vertentes. Uma segunda refere-se à alcunha ao poeta do século XVI, António Ribeiro, O Chiado.

in Wikipedia